Foto de cartela de pílula de anticoncepcional.

Vantagens e desvantagens do uso de pílula anticoncepcional

A invenção da pílula anticoncepcional, na década de 60, revolucionou o mundo e trouxe maior liberdade sexual feminina. Esse medicamento é, até hoje, o método contraceptivo mais utilizado devido às inúmeras vantagens e facilitações que ocasiona para as mulheres.

No entanto, nem tudo “são flores” O método também tem algumas desvantagens que precisam ser avaliadas tanto por um ginecologista em relação ao seu estado de saúde quanto por você mesma para decidir se a pílula está de acordo com as suas necessidades.

Quer saber quais são as vantagens e desvantagens desse método? Acompanhe o texto na íntegra!

Vantagens do anticoncepcional

Além da prevenção de uma gravidez indesejada — que é o principal motivo para o seu uso — a pílula agrega diversos benefícios na vida e na saúde da mulher. Confira a seguir!

Tem alta eficácia contra gravidez

Ao optar pela pílula como método contraceptivo, dificilmente você ficará grávida — o índice de eficácia é de 98%. Isso porque ela bloqueia completamente a ovulação, o que resulta na inexistência de um período fértil.

O medicamento também interfere no endométrio, dificultando a fixação de um óvulo que escape e seja fecundado. Além disso, aumenta o muco endocervical, evitando que os espermatozoides atinjam as trompas, onde ocorre a fecundação.

Foto de um teste de gravidez.
O anticoncepcional ajuda na prevenção de gravidez indesejada.

Mas, para que tudo isso funcione, você deve tomar a pílula adequadamente. Ou seja: todos os dias e, preferencialmente, nos mesmos horários. É preciso também tomar cuidado com os vômitos e diarreias nas 4 horas após a ingestão do remédio, bem como estar atenta com o uso de medicamentos que podem interferir na sua eficácia.

Caso se esqueça de tomá-la por um período maior que 12 horas, você precisará se proteger com outros métodos contraceptivos até iniciar uma próxima cartela.

Vale lembrar que o uso da pílula anticoncepcional, não substitui e nem deve excluir o uso de preservativos.

Melhora a pele

Muitas mulheres fazem o uso de pílula anticoncepcional para tratar uma disfunção dos hormônios sexuais androgênicos. O problema provoca, entre outros sintomas, muita acne, espinhas, oleosidade excessiva e pelos faciais.

Essa situação afeta em muito a qualidade de vida, bem-estar e autoestima da mulher. Mas, com o uso regular da pílula, ocorre uma diminuição do nível desses hormônios e, consequentemente, a pele fica mais bonita e livre desses desagradáveis e visíveis sinais.

Diminui cólicas e a TPM

A pílula anticoncepcional regula todo o sistema reprodutor por conter dosagens adequadas de hormônios — na maioria das vezes, uma associação de estrogênio e progesterona. Assim, logo na menstruação após a primeira cartela, sintomas como as cólicas diminuem, pois o seu corpo não estimulará mais o útero de maneira exacerbada como antes.

Além disso, a tensão pré-menstrual — famosa TPM, tão temida pelos homens — também é reduzida devido à conquista de um equilíbrio hormonal. Isso inibe quedas e picos repentinos dos hormônios LH (luteinizante) e FSH (folículo estimulante), responsáveis pela ovulação, e que afetam o humor feminino no período que antecede a menstruação.

Regular o ciclo menstrual

Para as mulheres que se sentem incomodadas com ciclos menstruais irregulares, a pílula anticoncepcional pode ser uma boa opção para solucionar o problema. Como são ingeridas quantidades exatas e regulares de hormônios por determinados dias e seguidos por uma pausa, a tendência é que a menstruação fique bem certinha.

Ilustração calendário ciclo menstrual.
O anticoncepcional ajuda a regular o ciclo menstrual.

Dessa forma, ela costuma vir durante a pausa, pois é a partir do momento que há a interrupção do método (durante 7 ou 4 dias, dependendo do tipo escolhido) que o corpo identifica que deve menstruar.

Mas não se preocupe! Essa pausa não interfere na eficácia durante os dias que não estiver tomando os comprimidos. Outra questão importante é saber que nem sempre a menstruação deve vir no mesmo dia e hora, mas quase sempre na mesma época.

Reduz o fluxo menstrual

Além de inibir a ovulação, o uso da pílula promove a diminuição da espessura do endométrio — um tecido existente dentro do útero e responsável pela menstruação. Então, é normal que algumas mulheres relatem a diminuição do fluxo menstrual após iniciar esse método. Mas, essa não é uma regra e nem todos os casos estão sujeitos a isso.

Além disso, algumas mulheres acabam não apresentando sangramentos durante a pausa. Para quem deseja ou precisa cessar completamente a menstruação, uma alternativa é fazer o uso contínuo da pílula, sem pausas nas cartelas.

Desvantagens

Agora, conheça algumas desvantagens que podem surgir ao longo do uso da pílula anticoncepcional. Lembrando que cada situação é diferente e caso você tenha predisposição para algum dos problemas é preciso avaliar se esse método é adequado para você.

Retém líquido e aumenta as celulites

É possível que o uso do medicamento provoque retenção de líquido, que pode resultar em ganho de peso repentino, em média de dois a três quilos. Números superiores a esses não são normais e exigem uma pesquisa mais aprofundada, feita por um médico especialista, para saber o que pode estar acontecendo.

Devido ao inchaço, as celulites, ficam mais visíveis e até aumentam em número. Entretanto, para controlar esse mal, a prática de atividades físicas, ingestão correta de água e algumas sessões de drenagem linfática podem ser muito úteis.

Aumenta a possibilidade de doenças hepáticas

Como há uma constante ingestão de hormônios via oral, que são metabolizados no fígado, esse órgão pode vir a sofrer problemas, como a sobrecarga, ao longo do tempo de uso desse método contraceptivo.

Por isso, é essencial que mulheres que já apresentam um histórico de lesões e problemas hepáticos não façam o uso desse medicamento para não aumentar o risco de desenvolver ou agravar doenças relacionadas.

Facilita a hipertensão arterial

Os riscos de desenvolver hipertensão arterial com o uso da pílula é mais significativo no caso dos comprimidos que contêm estrogênio em sua composição. Afinal, quando esse hormônio é produzido sinteticamente, ele tende a ser vasoconstritor.

Esse também é um grande fator de risco para mulheres que já têm o problema ou que apresentam um histórico familiar de hipertensão arterial. Sendo assim, é preciso ter atenção para não haver riscos de desenvolver problemas cardiovasculares relacionados.

Aumenta o risco de doenças tromboembólicas

Se você tem predisposição a doenças como trombose, infarto, derrame ou embolia pulmonar, a pílula não é indicada, visto que ela aumenta as chances da ocorrência desses eventos.

Contudo, vale ressaltar que esses casos são raros e afetam uma porcentagem muito pequena das mulheres que a utilizam. Além disso, o risco é maior nos primeiros meses de uso, então, ao manter a ingestão de um mesmo anticoncepcional você fica mais segura com o tempo!

Como visto, a pílula anticoncepcional tem benefícios e malefícios. Cabe a você marcar uma consulta com um ginecologista para decidir se esse é o método adequado para a sua saúde e rotina, bem como evitar a automedicação. O profissional prescreverá a melhor opção de pílula e, dessa forma, você poderá aproveitar todos os benefícios ao utilizá-la.

Gostou deste artigo sobre a pílula anticoncepcional? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para sempre receber conteúdos de qualidade como este!

Você quer começar a usar a pílula anticoncepcional? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Ginecologistas, agende uma consulta online e seja atendida presencialmente ou por videochamada.

Postagens similares

22 Comments

  1. Jessica Silva Festa disse:

    Existe algun risco de gravidez de se eu esquecer de tomar uma pílula antes de iniciar a relação, mas se eu lembrar logo no início e interromper para tomar o remédio ainda sim teria risco?

  2. Muito boas as informações eu ñ sábia de todas!

  3. Assucena Felisberto Chidambo disse:

    Eu uso a pílula a 10 anos mas ultimamente ando com dores na bexiga , será por causa da pílula?

  4. Tallissa Oliveira Da Costa disse:

    eu faço curso de técnico de enfermagem, e estou neste momento estudando a Saúde Da Mulher, amei esse artigo.

  5. Nilda Pinto Farias disse:

    Faço uso do ciclo 21 à mais de dez anos,já faz mais de dois anos que perdir o apetite sexual,tem algo a ver com o uso da pílula contraceptivo?

  6. Boa tarde eu tomo anticoncepcional tem 15 anos
    Quanto tempo pode tomar esse remédio
    Ou é melhor dar uma pausa

  7. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Jessica? Esperemos que bem.

    Caso esteja se referindo a pílula de anticoncepcional, esta deve ser tomada diariamente no mesmo horário, exceto nos dias de “pausa”.

    Se estiver se referindo a “pilula do dia seguinte” a mesma deve ser tomada após a relação e quanto antes, mas nenhum dos dois métodos são 100% garantidos.

    O ideal é fazer o uso correto de preservativos e quando recomendado pelo médico, fazer o uso correto do anticoncepcional.

  8. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Edilaine?

    O uso do anticoncepcional pode ser prescrito diante de diversas situações, mas a nossa recomendação é que faça avaliações regulares com o seu médico(a) Ginecologista quanto a necessidade de continuar fazendo o uso do medicamento.

  9. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Rosana.

    Nós ficamos muito felizes em poder ajudar, mas lembre-se que o Médico Gastroenterologista é o profissional adequado para receber orientações mais precisas.

  10. Boa tarde! Estou querendo parar o ciclo 21 mais tenho dúvidas pois quando dou o intervalo de 7 dias a menstruação vem isso é o certo mais será que quando eu parar de vez a menstruação fica descendo ou para!

  11. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Tallissa?
    Ficamos muito felizes que contribuímos com o seu desenvolvimento.

  12. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Amanda?
    Este efeito pode ser em função de um descontrole, mas o ideal é consultar seu Médico ginecologista, assim será possível investigar as causas e como agir.

  13. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Assucena, como vai?
    Recomendamos que você agende uma consulta com um Clínico Geral para que o profissional possa investigar a causa da sua dor, sendo assim, se o médico achar necessário ele irá fazer o seu encaminhamento para um especialista.

  14. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Nilda.

    Pode sim, ter correlação, mas para afirmar isso é preciso realizar uma avaliação com seu(a) Médico ginecologista.

  15. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Clarice.

    O uso prolongado, sem exames regulares para avaliação da necessidade ou dosagem pode sim, acarretar danos a saúde da mulher.
    Se você estiver sentido sintomas anormais ou faz muito tempo desde sua última visita ao ginecologista, agende uma consulta.
    No BoaConsulta você encontra os melhores médicos ginecologistas.

  16. sarafiana8@gmail.com disse:

    Olá.será que é normal tomar a pílula anticoncepcional durante a menstruação?

  17. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá!
    O início do uso de anticoncepcional no período menstrual pode fazer a menstruação parar, porém isso não ocorrerá de imediato.

  18. Cristiane Silva Vale disse:

    Eu quero tomar anticoncepcional mais quero tomar a injeção que é de três em três meses, mais ainda não consultei o médico, vou tomar por livre e espontânea vontade… vc acha que devo tomar ou me consultar primeiro?

  19. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Cristiane.
    Jamais se automedique!
    A injeção é como uma bomba de hormônios, e deve ser administrada, somente com recomendação de um médico ginecologista.
    Não recomendamos que faça o uso sem antes se consultar, pois, pode provocar danos a sua saúde.

  20. Quando é necessário se deve dar a pausa da pílula?

  21. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá! Como vai Ideolidia?

    Sendo um desejo seu e com supervisão médica, pode sim, fazer a pausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *