Médico conversando com um rapaz a respeito da saúde do homem com objetivo de convencê-lo a ir em uma consulta.

Saúde do homem: como convencê-los a ir a uma consulta médica

Com a saúde não se brinca. Mas é comum termos em nossa casa pessoas que ignoram as informações sobre saúde — principalmente os homens, que em sua maioria não dão a devida importância à consulta médica e aos cuidados pessoais.

Observando esse preocupante contexto, selecionamos ótimos argumentos que podem convencer os homens a irem com regularidade ao médico. Vamos conferir?

A necessidade de uma rotina de saúde

Um argumento forte que podemos apresentar refere-se ao fato de os homens viverem, em médio sete anos a menos que às mulheres. Uma das causas mais comuns dessa situação é a falta de acompanhamento médico e exames de rotina na vida do público masculino.

Desse modo, é válido procurar informar-se sobre os exames de rotina que os homens precisam realizar. Assim, quando oportuno, você saberá apresentar essas informações e estimulá-los a procurar o auxílio necessário. Conhecer cada exame e seus benefícios à saúde pode funcionar como incentivo a atitudes de prevenção.

Prevenção do câncer de próstata

câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no país. Se diagnosticado precocemente, as chances de um tratamento eficaz aumentam consideravelmente. Assim, as informações sobre a prevenção desse tipo de câncer devem ser sempre compartilhadas.

Uma boa forma de tranquilizá-los é desmistificar o assunto, principalmente no caso dos exames de toque. É importante deixar claro que isso é natural e necessário para todos, demonstrando também que piadas e chacotas sobre esse tema são apenas inseguranças e não podem prejudicar a detecção da doença em fase inicial.

Atividade física é sinônimo de vida saudável

Seu marido, pai ou filho certamente já reclamou de alguma dor durante suas atividades diárias. Que tal sugerir uma visita ao médico para averiguar esse incômodo, verificar suas condições antes da prática de exercícios físicos é fundamental.

A verificação da saúde e os aconselhamentos profissionais podem estimulá-los a começar (ou ampliar) a prática de atividades físicas, que auxiliam diretamente na manutenção da saúde e do bem-estar. Essas atividades também ajudam no aumento da disposição, aprimorando as habilidades profissionais e até sexuais — um ótimo estímulo para eles procurarem acompanhamento médico, não é mesmo?

Seja um bom exemplo: vá ao médico primeiro!

Sempre desejamos o melhor para os membros de nossa família e sabemos que dar o exemplo ajuda na educação e informação dos mesmos. O incentivo e exemplo também são fundamentais. Portanto, seja um espelho, procurando se consultar com médicos de confiança de forma recorrente e oferecendo companhia durante as suas consultas.

Converse com seus entes queridos e faça-os enxergar que, além de estarem cuidando de si mesmos, por meio dessas ações, eles estarão se preocupando também com a saúde de seus familiares, transmitindo ensinamentos sobre a manutenção da vitalidade e da valorização da vida.

Melhora na qualidade de vida

As consequências da falta de uma consulta médica e exames de rotina podem ser inúmeras. Apenas com visitas frequentes ao consultório é possível diagnosticar enfermidades no início, evitando complicações. Além disso, os pequenos incômodos podem ter tratamentos simples que são capazes de melhorar a qualidade de vida de forma significativa. Fazer com que os homens percebam essa importância e não deixem esses cuidados de lado é um desafio, mas não é impossível.

Desmistificar a ideia de que o homem não precisa de cuidados e que deve aguentar a dor para mostrar força é um dos primeiros passos. Ficar atento aos primeiros sinais de qualquer alteração no corpo pode ajudar a evitar problemas graves no futuro e garantir uma velhice com muito mais qualidade de vida.

Diante de tudo isso, é impossível negar os benefícios que a ida a uma consulta médica e exames de rotina podem garantir. Você sempre deve estimular os membros da sua família a cuidarem da saúde, já que isso proporciona uma vida mais tranquila, segura e feliz.

Que tal começar agora mesmo? Visite nosso site e marque uma consulta com um clínico geral e garanta o check-up dos homens da sua família!

 


Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *