Um casal se exercitando, subindo escadas e seguindo dicas do seu médico para começar a fazer exercícios físicos.

5 dicas de como começar a fazer exercícios físicos

Não é novidade que fazer exercícios físicos regularmente traz benefícios à saúde, mas você sabe quais são eles? A prática ajuda na prevenção de diversas doenças, como obesidade, ansiedade e pressão alta. E não para por aí! Também contribui para uma noite melhor de sono e ainda traz benefícios psicológicos, como elevar a autoestima.

Sendo assim, preparamos uma lista com 5 dicas essenciais para quem deseja começar a se exercitar de uma vez por todas. Venha conferir!

1. Faça uma avaliação médica

Um dos primeiros passos para começar uma atividade física é passar por exames e avaliação médica. Inclusive, atualmente algumas academias exigem que você faça exames antes de começar a treinar. Todo esse cuidado garante a sua segurança e pode descobrir algumas orientações individuais na prática de exercícios.

A questão é que, em alguns casos, os exercícios podem ser limitados ou até específicos para auxiliar em uma condição adversa do praticante. Se você tem um problema de postura, por exemplo, o pilates pode ser uma opção de exercício que ajuda a reverter este quadro.

2. Escolha exercícios físicos que lhe agradem

Para que a rotina de atividades não se torne chata, o ideal é escolher fazer aquilo que lhe agrada mais. São várias as opções de exercícios físicos, que podem ser classificados em quatro grupos: resistência, força, flexibilidade e equilíbrio.

A sua escolha depende principalmente dos seus gostos, objetivos e limitações. O ideal é que você faça aulas experimentais e converse com um profissional capacitado a respeito da prática da atividade escolhida.

3. Comece aos poucos

Ir com muita sede ao pote na intenção de ver resultados rápidos é um erro que pode trazer sérias consequências. Ao fazer isso, a pessoa fica sujeita a sofrer lesões e acabar “de molho” por algum tempo, impossibilitada de realizar suas atividades.

É importante respeitar seu corpo e começar devagar, com uma prática leve. Conforme for se acostumando é possível aumentar o ritmo e intensidade, caso deseje. No começo de qualquer prática de exercício físico é normal sentir o esgotamento no dia seguinte ou até no mesmo dia. Porém caso esses sintomas se agravarem ou não melhorem o ideal é procurar um médico.

4. Procure companhia

Outra excelente dica é convidar alguém para se exercitar com você. Mas procure seguir alguns critérios para escolher a pessoa ideal. Um dos mais importantes é observar se ela tem interesses alinhados aos seus. Caso contrário, a parceria não será benéfica.

Com uma boa companhia, a prática tende a ser mais divertida, além de que um pode oferecer motivação ao outro quando pensar em faltar. E tem mais: essa relação também alimenta um sentimento de competição que traz benefícios para ambos.

5. Defina uma rotina

Para acostumar melhor seu corpo e não correr o risco de ficar adiando a prática, o ideal é criar uma rotina, de preferência com uma meta. Ao incluir os exercícios em seu dia a dia, você faz com que seu corpo sinta falta da atividade.

Além disso, ao definir metas, você pode se recompensar pelo alcance delas, de maneira a não se deixar desanimar com sua rotina e nem ficar sempre na mesma. Mas lembre-se de definir objetivos pequenos e realistas, como perder poucos quilos ou correr 1 km, e vá aumentando conforme seus avanços.

Sendo assim, se você está pensando em começar a fazer exercícios físicos e não sabe por onde começar procure um cliníco geral, ele pode indicar quais exames devem ser feitos e se necessário encaminhar para outro especialista.

Dê o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável. Temos certeza de que você não vai se arrepender dessa escolha. Boa sorte!

Gostou do artigo e deseja receber mais dicas? Então nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!


Postagens similares

One Comment

  1. Robson Nascimento disse:

    Muitas pessoas nao iniciam um programa de exercicios, porque nao querem fazer um exame medico. Portanto, isto torna-se uma barreira, para muitos. Por isto, o Colegio Americano de Medicina Desportiva recomenda que o candidato preencha um questionario, que vai determinar se ele precisa ou nao consultar o medico. Neste caso, o medico e quem vai determinar, se o candidato precisa ou nao fazer exames ou testes mais especificos e dara ou nao autorizacao, para que o candidato inicie a pratica de exercicios fisicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *