Médicos do pronto socorro analisando exames.
|

Quando preciso ir ao Pronto-Socorro?

O outono chegou e, com ele, as temperaturas tendem a ficar mais baixas e temos um aumento das doenças respiratórias. Isso ocorre devido ao fato de o tempo – exceto em dias de chuva – ficar mais seco. Assim, as partículas de poluentes, bactérias e vírus ficam mais dispersos no ar e o risco de contaminação aumenta. Outro fator que contribui para o aumento dessas doenças, é aglomeração de pessoas em ambiente fechados com pouca ventilação.

Nesta época do ano temos um outro fenômeno, as enormes filas nos hospitais, pois nos primeiros sinais de gripe e resfriados as pessoas correm para o pronto-socorro. Porém será que todos os casos necessitam de uma ida imediata ao pronto-socorro?

Nem todos os casos exigem a ida ao pronto-socorro

Essa é recomendação de vários especialistas da área da saúde, pois com o aumento das filas nos centros médicos, as pessoas acabam se expondo ao contágio de doenças mais graves. Desta forma, evitar idas desnecessárias ao pronto-socorro pode ser uma forma de prevenção de doenças e também colabora com a redução das filas nos hospitais para casos realmente urgentes.

A recomendação de procurar o pronto-socorro é em casos de urgências ou emergências. Enquanto a urgência requer uma solução rápida, em curto prazo, a emergência necessita de solução imediata com risco agravamento do problema. Alguns sinais como febre alta, dores agudas, arritmia cardíaca e perda de sentidos são gatilhos importantes para procurar um pronto-socorro.

Estou me sentido mal, mas não preciso ir ao pronto-socorro. O que eu faço ?

O fato de evitar uma ida desnecessária ao pronto-socorro é positivo, porém como já falamos ignorar um sintoma pode trazer problemas futuros a saúde. Desta forma, marca uma consulta com um especialista pode ser a melhor solução. Por exemplo, sintomas de resfriados podem ser tratados em um clínico geral e caso necessário ele pode indicar algum outro especialista.

No passado marcar uma consulta médica era algo complicado, porém a tecnologia vem facilitando esse processo. Agora os profissionais da saúde já disponibilizam suas agendas on-line. Você pode encontrar o melhor horário para sua rotina e não vai precisar ficar horas esperando na fila.

Acesse o BoaConsulta e descubra um especialista perto de você!

 


Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *