Mulher usando tecnicas de relaxamento para aliviar o stress
|

Técnicas de relaxamento para aliviar o stress

O stress é um problema que afeta boa parte da população e pode ser aliviado com técnicas de relaxamento. Mas você sabia que essa é uma reação normal que o corpo tem quando se depara com uma situação importante e com a qual precisa lidar?

Ao ficar estressado, o corpo está se preparando para resolver aquela situação. Então, ele libera hormônios, como adrenalina, deixando-o em estado de alerta e agitação. E é por isso que é tão difícil relaxar durante esse momento.

Apesar de ser uma reação normal, quando passa a ser vivenciada em excesso pode vir a prejudicar a saúde e a rotina da pessoa. Por isso, ele deve ser controlado. Venha conferir algumas técnicas de relaxamento que podem lhe ajudar a aliviar o stress!

Controle da respiração

É importante sentir a respiração. Você deve inspirar, sentir o ar entrando em seu nariz e enchendo os seus pulmões vagarosamente e, depois, expirar pela boca esvaziando os pulmões calmamente, focando apenas nesse exercício.

É só respirar, sentir o seu corpo e entrar em contato consigo mesmo que por apenas 1 minuto. Só isso já fará completa diferença no seu estado espírito, pois, quando o stress chega, os batimentos cardíacos aumentam e o corpo fica agitado e com energia, sendo necessário acalmá-lo para conduzi-lo ao estado normal, longe do stress excessivo.

Essa prática é semelhante a uma meditação, só não necessita que você separe um momento para fazer apenas isso, não precisa de um tempo para entrar nesse estado e pode ser feita em qualquer lugar que desejar.

Prática da meditação

A meditação é uma das práticas de relaxamento mais conhecidas e utilizadas no mundo todo. No entanto, para obter seus benefícios, é preferível que ela seja realizada com certa frequência a fim de que você aprenda a controlar melhor os seus sentimentos e pensamentos — uma das tarefas mais difíceis quando nos estressamos.

Para começar, é necessário escolher um lugar tranquilo, em que não haja interrupções. Se preferir, você pode utilizar aplicativos que ajudem nessa jornada. Caso prefira tentar por conta própria, é só seguir os passos:

  • sente-se em uma posição confortável;
  • respire lenta e profundamente e quando estiver preparado feche os olhos;
  • deixe sua respiração voltar ao normal;
  • relaxe os músculos e escaneie mentalmente o corpo todo;
  • não tente esvaziar a mente, deixe apenas os pensamentos irem e virem, focando sempre na inspiração e expiração;
  • sempre que a mente divagar, volte a focar na respiração;
  • quando desejar acabar a prática, é só sentir cada parte do seu corpo, mexendo-o vagarosamente, e abrir os olhos quando estiver pronto.

Escutar músicas calmas

Existem diversos sons que passam uma sensação de paz e tranquilidade, como o barulho da chuva, o som do mar, pássaros cantando…Há quem prefira escutar música instrumental, clássica ou qualquer uma que promova sensações felizes, tranquilas e que transporte seus pensamentos para longe do stress. Vale também cantar junto e se distrair de toda a tensão. O importante é escolher uma música agradável e focar nela.

Sendo assim, por que esperar ficar estressado para começar a praticar as técnicas de relaxamento? Se você tem se sentido tenso ultimamente, comece já a meditação e faça uma boa playlist com músicas tranquilizantes. Caso o problema persista, é ideal procurar um psicólogo para avaliar a origem do stress e, ainda, iniciar a prática de atividades físicas para acabar com esse problema de uma vez por todas.

Gostou das nossas sugestões de técnicas de relaxamento? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também sejam capazes de aliviar o stress do dia a dia!

 


Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *