Você come direito?

Sabe aquela frase “você é aquilo que come”? Ela bem poderia ser transformada em ‘sua saúde é o reflexo daquilo que você come’.

Hoje em dia o glúten e a lactose são apontados como os grandes vilões da alimentação. No entanto, o debate envolvendo essas substâncias ajudaram que o profissional da Nutrição fosse visto de uma forma diferente. Ao lidar com questões de intolerância e/ou alergia do glúten e da lactose, percebeu-se que o nutricionista é muito mais que um especialista na hora de manutenção de peso.

É ele o responsável pelo acompanhamento e supervisão da alimentação (seja atuando em empresas, hospitais, escolas ou consultórios), garantindo refeições balanceadas e saudáveis às pessoas. Uma dieta restritiva – muitas pessoas são alérgicas a frutos do mar, ovo, soja – requer acompanhamento para que alimento proibido possa ser substituído, garantindo os nutrientes necessários.

Nutricionistas também devem ser consultados em caso de mudanças de dieta (um carnívoro que se torna vegetariano, por exemplo), em casos de transtornos alimentares como compulsões, bulimia e anorexia – pois é necessário fazer o restabelecimento do peso, normalização do padrão alimentar, da percepção de fome e saciedade e correção das sequelas biológicas e psicológicas da desnutrição.

É aconselhável que os pais levem as crianças ao nutricionista e entrem em acordo sobre a alimentação. Essa medida ajuda a evitar futuros problemas como diabetes, hipertensão, sobrepeso e alergias.

A verdade é que a nutrição desenvolve um papel fundamental na saúde como um todo, e não apenas na parte estética. Lembre-se: sua saúde é reflexo daquilo que você come!

 

Aproveite para agendar sua consulta!

 

Cadastre-se no boaconsulta.com, nutricionista para receber mais dicas de como cuida da sua saúde!

 

 

Compartilhe: