Visitar o ginecologista é importante

 

Quando se fala da saúde mulher, a máxima ” prevenir é melhor do que remediar” torna-se ainda mais verdadeira. Embora elas tenham a expectativa de vida maior que a dos homens, as mulheres adoecem com maior frequência. E  são justamente as doenças ginecológicas que mais acometem o sexo feminino.

Para detectá-las e tratá-las, realizar visitas ao ginecologista é fundamental. Essa especialidade médica é a grande aliada das mulheres, principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças como  câncer de mama e de colo do útero, além da AIDS. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA – o número de casos novos de câncer tem um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres.

Outras doenças podem levar a complicações se não diagnosticadas previamente e tratadas, além de merecem atenção especial, como a vaginose bacteriana, a candidíase, a tricomaníase, clamídia, gonorréia, HSV (vírus do herpes simples) e HPV.

O ideal é que a mulher comece a realizar visitas periódicas ao ginecologista a partir dos 9 anos e até mesmo as mais velhas, que acham desnecessário,  muitas vezes, por não terem uma vida sexual ativa. Pelo menos uma vez ao ano é imprescindível consultar o médico!

 

Aproveite para agendar uma consulta!

 

Compartilhe: