Vírus que causa obesidade também previne contra diabetes

Depois de décadas de luta contra a obesidade, cientistas agora têm um suspeito para o aumento de peso: o vírus Adenovírus 36, ou AD-36. Mas o mesmo vírus que está ligado à produção de excesso de tecido adiposo no corpo também pode ter um efeito positivo: prevenir contra a Diabetes.


No estudo, realizado ao longo de uma década, pesquisadores do centro do Pennington Biomedical Research Center (Louisiana, EUA) analisaram amostras de sangue de 1400 pessoas.Os cientistas encontraram anticorpos para o AD-36 em 14,5% dos participantes do estudo, o que indica presença de vírus no corpo. Essas pessoas apresentam índice de massa corporal e percentual de gordura maiores que a média geral. No entanto, os índices de insulina e açúcar no sangue também eram mais saudáveis que a média.


Segundo os cientistas, a explicação para os indicadores de diabetes serem melhores em pessoas portadoras do vírus da obesidade é que o AD-36 aumenta o número e tamanho das células de gordura. Com isso, o corpo ganha um depósito “extra” para a gorduras potencialmente tóxicas. O resultado é que a gordura que pode se acumular no fígado, por exemplo, deixa de circular pelo corpo, sendo armazenada no tecido adiposo. A descoberta poderá levar à produção de remédios mais eficientes e com menos efeitos colaterais contra a Diabetes.

Compartilhe a notícia nos links abaixo
Compartilhe: