Vírus pode ser usado no tratamento da acne

Nada de remédios caseiros ou antibióticos. A ideia pode parecer estranha, mas aplicar um vírus à pele pode ser o próximo tratamento revolucionário contra as espinhas.

A acne é causada pela bactéria Propionibacterium acnes. E, na natureza, existem alguns vírus, chamados de bacteriófagos, que infectam bactérias, fazendo com que elas morram. Juntando essas duas informações, pesquisadores da University of California, Los Angeles resolveram estudar diferentes vírus desse tipo.

A conclusão a que os pesquisadores chegaram é que 11 tipos de vírus são eficazes em acabar com a P. acnes, além de seresm especializados em infectá-las, o que os torna inofensivos contra outros tipos de bactérias. Ou seja, seria seguro utilizar os bacteriófagos para o tratamento das espinhas.

Esse tipo de vírus ainda produz uma enzima que dissolve as membranas das células das bactérias. Por isso, essa enzima também poderia ser usada para o tratamento de pele.

Essas descobertas, porém, são preliminares e ainda precisam ser feitos mais estudos até que os bacteriófagos sejam usados em humanos. A pesquisa foi publicada no periódigo “mBio”.

Compartilhe: