Vai aderir à dieta dos poucos carboidratos? Escolha a proteína certa!

Alguns especialistas elegeram as dietas com poucos carboidratos, como a Dieta de Atkins, por exemplo, como a melhor maneira de perder peso. Outros acreditam que esse tipo de dieta pode causar obstruções nas artérias e no coração, podendo até facilitar a perda de peso, porém colocando a saúde em risco.  Atualmente, várias pesquisas científicas com altos padrões mostram que as dietas dos poucos carboidratos são tão eficientes quanto as dietas com pouca gordura para perder peso, podendo ser até melhores. Mas como elas agem na saúde a longo prazo?
A maioria das dietas dos poucos carboidratos fazem aumentar a ingestão de proteínas e gorduras do que as dietas tradicionais ou as com pouca gordura. Nós sabemos que existem as gorduras e carboidratos considerados “bons” e os “ruins”. Seria o mesmo aplicável para as fontes de proteína? Se sim, o tipo de proteína que domina uma dieta pode influenciar a saúde tanto quanto os tipos e as quantidades de carboidratos ou gorduras.
Pesquisadores da Universidade de Harvard vêm monitorando 85,000 enfermeiras and 45,000 profissionais de saúde do sexo masculino desde meados dos anos 80. De tempos em tempos, os participantes responderam alguns questionários detalhando o que eles comem e informando sobre outros aspectos de sua saúde. Esse estudo vem  trazendo algumas descobertas sobre os efeitos a longo prazo dos diferentes tipos de dietas com poucos carboidratos.
Em um estudo, os pesquisadores criaram pontuações para a ingestão de proteína oriunda de carne vermelha, aves, peixes, derivados do leite, ovos, nozes e feijão de cada uma das enfermeiras. As descobertas:
•    Quanto mais proteína de carne vermelha, maior o risco de desenvolver doenças cardíacas;
•    Mulheres que ingeriram duas ou mais porções de carne vermelha por dia tiveram um risco 30% maior de desenvolverem doenças cardíacas do que as que comeram uma porção por dia;
•    Substituir uma porção de carne por uma de nozes reduziu o risco em 30%.

Fonte: http://www.health.harvard.edu/

Imagem: http://hellvellynsviews.com/category/low-carb-diet/

Quer encontrar um bom nutricionista sem nem precisar sair de casa? Procure em nosso site: http://www.go2doc.com.br/profissionais/Nutri%C3%A7%C3%A3o

Compartilhe: