Sorriso Perfeito com Aparelhos Ortodônticos Invisíveis

O tratamento ortodôntico destina-se exclusivamente a quem busca um sorriso harmonioso e mais bonito?

Não. O tratamento ortodôntico destina-se também a pacientes portadores de disfunções oclusais, distúrbios da mastigação, da deglutição, da fala e da respiração, pacientes que sentem dores na musculatura facial, na articulação temporomandibular e pacientes portadores de discrepâncias esqueléticas. Ou seja, o tratamento não visa apenas a estética, mas a função e a saúde como um todo.

Muitos pacientes se queixam do sorriso metálico durante o tratamento. É possível evitá-lo? Ou melhor, a odontologia moderna  já disponibiliza alguma técnica capaz de substituir com eficácia os bráquetes metálicos?

Sim. É possível evitar o sorriso metálico através de técnicas que utilizam aparelhos fixos transparentes (aparelhos estéticos, da cor dos dentes). Também existem os aparelhos que não utilizam borrachinhas (aparelhos autoligados) e ainda aparelhos que são colocados na parte interna dos dentes (aparelhos linguais). Mas os mais modernos são os aparelhos removíveis, tais como os alinhadores (alinhadores Invisalign), que são uma alternativa quase invisível aos aparelhos ortodônticos tradicionais; Eles funcionam através de uma série de alinhadores sequenciais, transparentes e customizados, que movem os  dentes gradativamente  para a posição desejada.

Quais as vantagens dos alinhadores em relação aos aparelhos ortodônticos tradicionais?

1-Eles são estéticos. Por serem quase invisíveis, permitem que o paciente participe de reuniões, apresentações, aulas e palestras, sem que as pessoas percebam que ele está em tratamento ortodôntico.  Ainda, não há nenhuma interferência na fala ou pronúncia das palavras.

2-Eles são higiênicos. A técnica permite que o paciente retire os alinhadores Invisalign para comer, escovar os dentes e passar o fio dental, assim o paciente não corre o risco de ter resíduos de alimentos grudados no aparelho e nos dentes.

3- Eles são confortáveis. O paciente poderá ter o sorriso que deseja sem usar bráquetes, acessórios metálicos, fios de aço, muitas vezes incompatíveis com seu estilo de vida, sua profissão ou suas atividades.

Portanto, agende agora com um Dentista Ortodontista e cuide do seu sorriso   :)

Escrito pela Dra. Juliana Daia Cruz : Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares Pós Graduada em Invisalign Pós graduada em Damon Smile Pós graduada em Botox Terapêutico Tratamento do Ronco e Apnéia do Sono Pós Graduada em Odontopediatria.

Agendar consulta

Compartilhe: