Saiba mais sobre a Dislexia

 

 

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. O distúrbio compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.

 

A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família.  Por isso, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, a escola e a própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma “criança de risco”.

 

O ideal é realizar o diagnóstico da dislexia o mais cedo possível, para amenizar ou evitar um comprometimento social e emocional do indivíduo ao longo da sua vida, e, ainda, minimizando os aspectos da dificuldade de aprendizagem.

 

Os sintomas mais comuns são dificuldades com a linguagem e escrita, problemas para escrever, dificuldades com a ortografia das palavras e lentidão na aprendizagem da leitura. Outros sintomas que podem aparecer em menor frequência são disgrafia (letra feia), discalculia (dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada), problemas com a memória de curto prazo e com a organização, dificuldades em seguir indicações de caminhos, em executar sequências de tarefas complexas e em aprender uma segunda língua.

 

Ainda não se conhece a cura para a dislexia. O tratamento requer a atuação conjunta  de especialistas em várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.) para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.

 

Fonte: Dislexia.org

 

Imagem: http://cazangipedagoga.blogspot.com.br

 

Se você procura um bom fonoaudiólogo ou psicólogo, acesse www.go2doc.com.br e encontre o melhor profissional para suas necessidades!


Compartilhe: