Saiba como criar refeições mais saudáveis

Recentemente falamos sobre como é importante ter uma alimentação saudável. A correria do dia a dia pode atrapalhar um pouco e o jantar, em casa, se torna a melhor oportunidade para que você tenha uma refeição caprichada!

Frutas e verduras contêm vitaminas, minerais e outros nutrientes que são essenciais para uma boa saúde. Essa é uma razão por que uma dieta que inclui muitas frutas e vegetais pode reduzir o risco de desenvolver doenças potencialmente fatais, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. 

 Aqui estão cinco maneiras fáceis de preparar um jantar ultra saudável!

1. Legumes assados. Assar é uma ótima maneira de deixar os ricos sabores de vegetais prevalecerem. Asse os legumes em 200 °C por 20 a 25 minutos ou até que estejam levemente douradas. Você pode assar qualquer vegetal –  cogumelos, cebola, berinjela, abobrinha, tomate, brócolis e cenoura – para que não se limite. Desfrute de legumes torrados como um prato lateral ou combine-os em pratos de massas e outras receitas.
2. Vegetais acompanhando o caldo de galinha = baixo teor de sódio. Para começar, ferva água suficiente para cobrir os legumes. Quando ferver, acrescente-os legumes. Abaixe o fogo e cozinhe os legumes por cerca de 5-7 minutos.. Adicione o alho, manjericão, estragão ou outro tempero para saborizar. Para reter nutrientes, mantenha um olhar atento sobre a panela: os legumes devem ficar al dente.
3. Contrabandear verduras frescas em pratos principais. Tente adicionar os cogumelos, pimentão, abobrinha, cebola, ou cenouras em molho de macarrão, guisados, sopas, guisados, ovos mexidos, e chili.
4. Tenha uma salada  difente quase todos os dias. Dê um up em sua salada de folhas com ervilhas, tomates, cebolas, aipo, cenouras e pimentas. Como um benefício adicional, começar as refeições com uma salada pode ajudar você a consumir menos calorias durante o jantar. Uma salada saudável é composta de cerca de 3 xícaras de alface verde escuro, 1/2 xícara de cenoura, um tomate, 1/4 de pepino e 1 1/2 colheres de sopa de molho de baixa caloria.
5. Escolha frutas para a sobremesa Prefira as frescas. As frutas secas são saudáveis, mas ricas em calorias!

 

Cadastre-se no boaconsulta.com para receber mais dicas de como cuidar da sua saúde!

Fonte: Harvad Medical School

Compartilhe: