Rosto das mulheres é mais atraente na fase fértil

Nada de tabelinha ou temperatura basal. Para saber se uma mulher está na fase mais fértil do ciclo menstrual basta olhar para o rosto dela. É o que aponta uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Durante o estudo, 64 homens tiveram de dar sua opinião sobre duas fotos tiradas de cada uma das 18 voluntárias. Em uma das fotos, elas estavam na Fase Folicular Tardia, a mais fértil do ciclo. Na outra, passavam pela fase infértil. Em 62% dos casos, os homens escolheram as fotos da fase fértil como as mais atraentes.

Os participantes também avaliaram fotos de mulheres que utilizavam anticoncepcionais hormonais. Esses retratos também foram tirados em períodos correspondentes à fase infértil e fértil do ciclo menstrual. Dentro desse grupo, não houve diferença significativa de preferência: 52% das vezes houve preferência pelas fotos da fase fértil contra 48% da fase infértil.

Segundo Lina María Perilla-Rodríguez, responsável pela pesquisa, as mudanças no rosto das mulheres no período fértil não são muito significativas. “Basicamente, o que muda são os tecidos moles do rosto: os lábios ficam um pouco mais volumosos, e o rosto fica mais arredondado na região das bochechas. Mas são mudanças muito sutis”, relata à Agência USP de Notícias. Ela ainda explica que, ao tomar anticoncepcionais, as mulheres não ficam sujeitas às mudanças hormonais de cada fase do ciclo menstrual e, por isso, não há alteração no nível de atratividade.

Já a razão para os homens preferirem as mulheres na fase fértil do ciclo menstrual seria a evolução. Afinal, o objetivo de todos os seres vivos é a reprodução. A capacidade de perceber e se sentir mais atraído por uma pessoa na fase em que ela está apta a engravidar é bem conveniente para os indivíduos do sexo masculino.

Compartilhe: