Respirar corretamente é essencial para sua saúde

Respirar corretamente é muito importante para manter a saúde do corpo todo. A maioria das pessoas respira mal e sente as conseqüências disso sobre o seu bem estar. A respiração é feita em dois compartimentos do corpo: a caixa torácica e a cavidade abdominal. Ao utilizar apenas a parte peitoral, há menos ventilação do pulmão, com gasto energético maior.

Entre as causas de uma respiração incorreta está o fato de as pessoas ficarem por muito tempo sentadas em posições que comprimem o abdômen e o uso de roupas apertadas, que limitam o movimentação do diafragma. Outro fator que prejudica a respiração é o estresse do dia a dia, que, muitas vezes, acelera a respiração.

O prejuízo para o corpo se dá em decorrência da diminuição da circulação do oxigênio, pois sem ele as células morrem, conseqüentemente o corpo perde a vida e morre também.

A respiração correta permite uma maior troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) entre os alvéolos pulmonares e as veias e artérias. Com mais oxigênio, as células trabalham melhor, garantindo a boa atividade de todas as funções orgânicas.

Além dessa qualidade básica, a boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade e as respostas orgânicas ao estresse.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u569278.shtml

Imagem: http://www.infoescola.com/

Compartilhe: