Quer emagrecer? Preste atenção na sua refeição

Você é daqueles que come assistindo à televisão ou mexendo no celular? Se for, é melhor prestar atenção nas suas refeições. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que se distrair enquanto come pode provocar ganho de peso.

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, vasculharam a literatura médica atrás de estudos que mostrassem como a atenção e a memória afetam o consumo de alimentos. Todos os estudos tinham pelo menos dois grupos. Por exemplo: parte das pessoas comia enquanto assistia à televisão; a outra parte comia a mesma refeição, mas sem TV.

Os estudos concluíram que se distrair ou não prestar atenção na refeição faz as pessoas comerem mais. E que prestar atenção na alimentação resultava, por consequência, em um consumo menor.

Os resultados, para os pesquisadores, fazem sentido. A fome não é a única coisa que influencia a quantidade de comida que ingerimos ao longo do dia – a atenção e a memória também interferem nisso.

Depois que você começa a comer, o cérebro leva 20 minutos para mandar a mensagem de “estou satisfeito” e “desligar” o apetite. Se você estiver distraído, você pode ingerir mais calorias do que o necessário nesse mesmo intervalo de tempo.

A recomendação é que toda a atenção esteja voltada para a refeição. Há alguns truques que podem ajudar:

– Configure um timer para marcar 20 minutos ao começar uma refeição. Dedique todo esse tempo ao alimento que está consumindo.

– Tente inverter a posição dos talheres. Isso forçará você a prestar atenção em cada garfada. Ou tente usar hashis.

– Pense na origem dos alimentos que está consumindo – da fazenda até o seu prato.

– Dê garfadas pequenas.

– Antes de assaltar a geladeira, respire e reflita se você está realmente faminto.

04.13.12-cartoon-

Imagem: Shaina Rubin/reprodução

Compartilhe: