Pesquisadores criam marcapasso “sustentável”

Marcapassos são dispositivos implantados no coração para regular a frequência dos batimentos e assim, evitar arritmia do órgão. Milhões de pessoas no mundo todo dependem do equipamento para viver. O problema é que a cada 7 anos, mais ou menos, todas essas pessoas devem se submeter a uma cirurgia para trocar a bateria do aparelho, o que é caro e incômodo para seus usuários. Porém, esses equipamentos podem ter entrado na era da “sustentabilidade”.
Cientistas da Universidade de Michigam, nos E.U.A, desenvolveram um aparelho que aproveita a energia produzida pelo próprio coração para manter o marcapasso em funcionamento. Usando a capacidade de alguns cristais em converter a energia do movimento em elétrica,  conhecida como piezoeletricidade, os pesquisadores criaram um marcapasso que dispensaria as cirurgias de troca de bateria ao aproveitar os movimentos cardíacos em sua recarga.
O protótipo ainda está em fase de testes e poderia também ser utilizado como princípio para outros equipamentos médicos que requerem pouca energia, como desfibriladores.

Fonte: ScienceDaily

 

Foto:http://migre.me/bBfX0

 

Encontre um cardiologia:http://www.boaconsulta.com/profissionais/cardiologista

 

 

Compartilhe essa notícia com os links abaixo:

Compartilhe: