Para prevenir o AVC, Tomate.

Recheado, na salada, molho, suco ou até mesmo verdes e fritos. Quando puder, aproveite a oportunidade de comer tomate. Para além da famosa prevenção contra o câncer de próstata a fruta é agora conhecida por também prevenir contra AVCs (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame.
De acordo com estudo publicado hoje 9/10 no periódico científico American Academy of Neurology, os tomates possuem um nível elevado do antioxidante chamado Licopeno. O estudo acompanhou o nível da substância no sangue de cerca de mil homens entre 46 e 65 anos durante doze anos. Nesse período, 65 dos homens acompanhados sofreram um AVC. O que os cientistas da Universidade da Finlândia do Leste notaram foi que a maior parte dos que sofreram o AVC possuía níveis baixos de licopeno. Aqueles que possuíam altos níveis do antioxidante tinham 59% a menos de chances de sofrer um derrame devido à obstrução por trombos (placas de sangue coaguladas).
O licopeno está presente também na goiaba, melancia e em outras frutas de cor vermelha e sabidamente combate os radicais livres, agentes que prejudicam a produção celular. Portanto, o estudo veio ao encontro do que vem se afirmando há anos na literatura médica: uma dieta rica em frutas e verduras é a melhor maneira de se prevenir contra os inúmeros males da idade.

Compartilhe: