Pais que dormem ao lado dos filhos têm menos testosterona

Muitas crianças pedem para dormir na mesma cama que os pais. Porém, atender a esse desejo dos filhos pode não ser o melhor negócio para os homens. Segundo um estudo publicado no periódico PLoS One, pais que dormem na mesma cama que os filhos têm diminuição nos níveis de testosterona, o hormônio masculino.

A pesquisa foi conduzida nas Filipinas com 362 homens jovens. Em 2005, foram medidos os níveis hormonais quando nenhum deles ainda tinha filhos. Em 2009, foram feitos novos exames e entrevistas com esses voluntários. Os homens que dormiam com seus filhos apresentaram níveis de testosterona menores que os outros à noite. A explicação de Lee Gettler, que conduziu o estudo, é que a interação dos pais com as crianças faria com que os níveis desse hormônio diminuíssem.

Pesquisas anteriores feitas com animais já haviam mostrado que níveis altos de testosterona, hormônio que ajuda os machos a atrair as fêmeas, interferia no investimento que os pais faziam em seus filhos. Pesquisas com humanos também indicam que homens com mais testosterona são menos suscetíveis ao choro de bebês. Já os homens com menos testosterona tendem a ser pais mais ativos.

 

Compartilhe: