Osteoporose: como prevenir e tratar

Todo ano, a osteoporose contribui para mais de 2 milhões de fraturas ósseas nos Estados Unidos, é o que diz um estudo recente publicado pela Universidade de Harvard. Segundo a pesquisa, a maioria dessas fraturas ocorrem nos quadris, na coluna e no pulso. Ossos quebrados reduzem bastante a qualidade de vida das pessoas, pois roubam sua habilidade de executar as tarefas mais simples do dia a dia, como trabalhar, dirigir e exercitar-se.
Por definição, a osteoporose é uma doença osteometabólica, caracterizada por perda de massa óssea importante que faz com que seu portador seja mais propenso ao desenvolvimento de fraturas. A boa notícia é que a medicina tem avançado bastante no sentido de prevenir e tratar os sintomas da doença. Adotar uma dieta saudável, de preferência rica em cálcio e vitamina D, praticar exercícios físicos regularmente e, em alguns casos, tomar os medicamentos necessários pode garantir ossos mais fortes e diminuar consideravalmente o risco de ocorrência de fraturas.
Os produtos derivados do leite são a fonte mais disponível e que mais favorece a absorção de cálcio. Existem outros itens que também podem fornecer essa substância, como é o caso de algumas frutas, verduras e folhas, como agrião, brócolis, feijão e laranja. Alguns cereais e peixes, bem como a exposição moderada ao sol também podem ajudar a fornecer os nutrientes necessários ao fortalecimento dos ossos.

Fonte: http://www.health.harvard.edu/special_health_reports/osteoporosis-a-guide-to-prevention-and-treatment

Imagem: http://atlas.centralx.com.br

Em breve, encontrar um ortopedista vai ficar muito mais fácil. Você poderá acessar nosso site e agendar sua consulta! http://www.go2doc.com.br/profissionais/Ortopedia%C2%A0e%C2%A0Traumatologia

Compartilhe: