Os benefícios do café para a saúde

 

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de existirem algumas controvérsias sobre os efeitos da bebida em nosso organismo, algumas pesquisas realizadas recentemente mostram que o efeito benéfico é maior do que se pensa. Segundo a edição de janeiro deste ano da revista Harvard Health Letter, da Universidade de Harvard, o café pode prevenir diversas doenças, como a diabetes, certos tipos de câncer e o Mal de Parkinson, por atuar nos receptores de adenosina no cérebro.

Outra pesquisa realizada pelo cientista Tomas De Paulis, da norte-americana Vanderbilt University Institute for Coffee Studies, com 19 mil testes com o café, alega que a bebida reduz o colesterol, auxilia no combate a doenças coronarianas, tem ação antioxidante, possui efeitos antidepressivos e auxilia em processos de emagrecimento.

Por ser rico em minerais, vitamina B, magnésio, potássio e outros nutrientes, o café ajuda a evitar a depressão e algumas de suas  conseqüências como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas. Além disso, o consumo moderado da bedida (cerca de 500 mg de cafeína por dia) estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar.

Compartilhe: