Os alimentos que fazem bem para o coração

Feijão preto, vinho tinto, café, castanhas e azeite de oliva estão na lista dos alimentos podem salvar o seu coração

Não se sinta tão culpado depois de comer uma feijoada. O feijão preto é um alimento excelente para proteger o coração – contanto que a feijoada seja light, é claro. Além dele, vinho tinto, salmão, castanhas, cenoura e até café são considerados aliados do coração. Veja o que incluir na sua dieta:

Feijão preto. Ele tem folato, antioxidantes, magnésio e fibra, que ajudam a controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

Vinho tinto. Em quantidades moderadas, o vinho tinto é um ótimo aliado do coração. Ele tem tem antioxidantes que ajudam a proteger as paredes das artérias. Mas o limite é uma dose por dia para as mulheres e duas doses para os homens. Em excesso, o álcool prejudica o coração.

Café. Estudos mostam que as pesoas que consomem têm risco 25% menor de desenvolver diabetes. Mesmo o café descafeinado contribui. Mas a cafeína precisa ser consumida com cuidado por quem já tem diabetes ou hipertensão: ela pode agravar essas condições.

Peixes. O salmão e o atum têm muitas propriedades boas: são ricos em ômega 3, por exemplo, que reduz o risco de arritmias e a pressão arterial. O salmão também diminui o nível de triglicérides. A recomendação é de duas porções por semana.

Azeite extravirgem. Tem polifenóis, substâncias antioxidantes, e gorduras saudáveis que ajudam a diminuir o nível de colesterol.

Castanhas. Têm ômega 3, gorduras boas e fibras. Ajudam a baixar o colesterol e reduzem o risco de diabetes.

Laranja. Tem pectina, uma fibra que ajuda a regular o nível de colesterol no sangue.

Cenoura. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a diabetes.

Aveia. O consumo de aveia reduz o nível de LDL, o colesterol ruim. A aveia dá sensação de saciedade – o que impede a fome antes da hora – e mantém o nível de açúcar no sangue estável.
bc1

bc2

Compartilhe: