Olfato ruim pode indicar transtorno de personalidade

 

Se você gosta quando sente o cheiro de damas da noite ao passar pelas árvores ou adora distinguir os perfumes que seu parceiro usa de vez em quando, então, parabéns! As chances de que você seja portador de algum tipo de transtorno de personalidade caíram drasticamente. Isso porque segundo um estudo desenvolvido por pesquisadores da Macquarie University, na Austrália, essas pessoas tendem a ter um olfato ruim.

O estudo, publicado no dia 18 de setembro na revista Chemosensory Perception, examinou 79 pessoas e observou se elas tinham algum tipo de deficiência olfativa. Também foi analisado se essas pessoas possuíam algum tipo de comportamento psicopata, como estilos de vida inconstantes e irregulares ou tendências ao crime. A capacidade de os participantes entenderem e demonstrarem empatia para com os sentimentos de outras pessoas também foi um fator chave no estudo.

Como resultado os pesquisadores descobriram que as pessoas com mais traços de psicopatias sentiam mais dificuldades em distinguir odores. Segundo os cientistas, isso se deve à parte frontal do cérebro que controla tanto as funções olfativas quanto as sociais. Logo, um olfato fraco pode ser um indicador de certas inabilidades como a incapacidades de fazer planos, controlar impulsos e cumprir normas sociais.

Encontre um Otorrinolaringologista: http://www.go2doc.com.br/profissionais/otorrinolaringologista

 

Compartilhe: