O segredo para uma boa saúde é exercitar-se!

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, milhões de americanos não estão exercitando-se o suficiente para ter uma boa saúde, o que significa queimar, no mínimo, de 700 a 1000 calorias por semana fazendo exercícios físicos. Os benefícios dos exercícios podem parecer bons demais pra ser verdade, mas décadas de estudos reconhecidos confirmam que exercitar-se melhoram a saúde e podem aumentar a longevidade.

Adicionar meia hora diária de atividade física moderada ao seu dia pode ajudar a evitar uma série de doenças como problemas cardíacos, diabetes, depressão e diversos tipos de câncer, especialmente os de mama e cólon. Exercícios regulares também podem ajudar a dormir melhor, reduzir o estresse, controlar o peso, melhorar o humor, melhorar o funcionamento do seu cérebro e melhorar sua vida sexual.

Um programa bem feito de exercícios físicos tem quatro componentes básicos. Atividade aeróbica e treinos para aumentar a força, a flexibilidade e o equilíbrio. Cada um desses pontos beneficia sua saúde de uma maneira diferente.

Enfrentando doenças com atividades aeróbicas

Exercícios aeróbicos são a peça central de qualquer programa de fitness. Quase todas as pesquisas relativas à prevenção e combate às doenças envolvem as atividades cardiovasculares, que incluem andar, correr, nadar e andar de bicicleta. Os especialistas recomendam controlar a intensidade quando você pratica atividades aeróbicas, especialmente se estiver no começo do treinamento. Esse nível de atividade é seguro para quase todo mundo e traz os benefícios desejados para a saúde.

Protegendo os ossos com treinamentos para obter força

Treinos de força ou de resistência são importantes para desenvolver os músculos e proteger os ossos.
Ossos perdem cálcio e vão ficando mais fracos ao longo dos anos, mas os treinos de força podem ajudar a retardar ou, em alguns casos, reverter esse quadro. Além de definir o corpo e fazer os pacientes se sentirem melhores, os treinos de força também podem ajudar a obter melhores performances nas atividades diárias como subir escadas e carregar peso. Músculos mais fortes também auxiliam na mobilidade e no equilíbrio, o que diminui o risco de cair e se machucar.


Melhore dores nas costas com os exercícios de flexibilidade

Exercícios de alongamento ou flexibilidade são o terceiro pilar de um programa de exercícios balanceado. Os músculos tendem a diminuir e enfraquecer com a idade. Menores, as fibras musculates deixam você mais vulnerável aos machucados, dores nas costas e estresse. No entanto, praticar regularmente exercícios que esticam e movimentam as fibras elásticas ao redor dos músculos e tendões pode ajudar a controlar e reverter esse processo. Além disso, aumentar a flexibilidade melhora sua postura e seu equilíbrio.


Previna quedas com exercícios de equilíbrio

Praticar regularmente exercícios que promovem o equilíbrio é a melhor forma de se proteger de quedas que são dolorosas e podem ocasionar sequelas temporárias os permanentes. Exercícios de equilíbrio necessitam de poucos minutos e quase sempre podem ser feitos durante o aquecimento antes do treino. Muitos dos exercícios de musculação podem servir como exercícios de equilíbrio. Outras maneiras de se praticar exercícios de equilíbrio são o tai chi, a yoga e o pilates.

Fonte: http://www.health.harvard.edu/

Imagem: http://www.corposaun.com

Um bom profissional de medicina esportiva pode ajudar você a exercitar-se com frequência e a escolher o melhor tipo de exercício. Encontre em nosso site: http://www.go2doc.com.br/profissionais/Medicina-Esportiva

Compartilhe: