O que você precisa saber sobre a bulimia

É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de compulsões alimentares, no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.

Dentre os sintomas da bulimia estão a ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal, vômitos auto-induzidos por inversão dos movimentos peristálticos ou colocando o dedo na garganta, uso de laxantes e diuréticos indiscriminadamente, dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos, distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, auto-mutilação.

O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade. O diagnóstico da doença nem sempre é fácil, porque os sintomas não são evidentes como os da anorexia.

Uma diminuição na ênfase da aparência física, tanto no aspecto cultural como familiar, pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros. É importante fornecer informações a respeito dos riscos de regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta “ideal”, já que eles desempenham um papel fundamental no desencadeamento dos transtornos alimentares.

Se você procura bons profissionais para auxiliar na prevenção e no tratamento da bulimia, acesse www.go2doc.com.br e encontre o que necessita!

Fonte: Saúde Já!

Se você procura bons profissionais para auxiliar na prevenção e no tratamento da bulimia, acesse www.go2doc.com.br e encontre o que necessita!

Compartilhe: