O que é Hiperacusia?

Há sons agradáveis e há os não tanto. Mas se você sente que alguns tipos de som são muito irritantes para seus ouvidos, pode ser que você sofra com a hiperacusia.
Basicamente, a hiperacusia é uma sensibilidade excessiva a alguma frequências sonoras específicas. Ela é mais um sintoma do que um mal em si, pois pode ser disparada por fatores dos mais variados, como enxaquecas, problemas na articulação mandibular ou até depressão, entre muitos outros. Quase metade das pessoas que sofrem com hiperacusia têm também o famoso zumbido no ouvido.
A hiperacusia pode ser causada por danos no nervo coclear, mais especificamente na fibras que saem diretamente do cérebro, ou mesmo no músculo tensor do tímpano. Um tipo raro, porém mais grave é a hiperacusia vestibular que faz com que o cérebro perceba os sons como movimento, o que causa problemas sério de tontura e desorientação no paciente.
A exposição a um barulho muito intenso é geralmente a causa primeira da hiperacusia. Pessoas com níveis mais altos de hiperacusia sofrem muito com o barulho do cotidiano, o que pode fazer com que a pessoa se isole dentro de casa. É importante que o paciente procure um otorrino, porque o quadro pode se agravar com o tempo.

Foto por Alan Bell: http://migre.me/cnESB

BOTÃO-CONSULTA2

Compartilhe: