O que as unhas podem dizer sobre a sua saúde

Várias doenças podem manifestar sintomas através das unhas. Saiba como identificá-las

Como andam as suas unhas? Todas as doenças apresentam sintomas. E muitas delas manifestam sinais sutis nas unhas – são desordens que podem causar um incômodo estético, mas também podem significar algum outro problema de saúde que exija mais atenção. Veja os sinais que as unhas dão sobre a nossa saúde:

Unhas pálidas: podem ser um sinal de anemia, desnutrição, problemas no fígado ou problemas no coração.

Unhas esbranquiçadas: as unhas devem ser rosadas. Se elas forem muito brancas, isso pode significar problemas no fígado, como hepatite.

Unhas amareladas: o tom pode ser causado por uma infecção. Em casos mais raros, pode indicar problemas na tireóide ou diabetes.

Unhas azuladas: se as unhas tiverem manchas ou estiverem roxas, provavelmente seu corpo está com um problema de oxigenação. Isso pode estar relacionado com asma, enfisema, pneumonia ou bronquite. É preciso ir ao médico com urgência.

Unhas onduladas: pode indicar psoríase ou artrite inflamatória.

Unhas fracas e quebradiças: unhas secas e que quebram com facilidade podem estar ligadas à alguma doença da tireóide.

Raiz da unha inchada: se a área ao redor das unhas estiver vermelha e inchada, isso pode significar uma inflamação.

Manchas escuras: Pequenas hemorragias que aparecem nas unhas em forma de linhas vermelhas ou marrons podem ser um sinal de vasculite. Manchas ou linhas também podem indicar um melanoma – e por isso devem ser investigadas o mais rápido possível.

Unhas roídas: Roer as unhas é um sinal de ansiedade e estresse. Metade dos adolescentes nos Estados Unidos têm esse mau hábito. Embora o vício não cause danos, o hábito pode tornar as unhas mais fracas e tornar as mãos mais sujeitas à infecções. Se o hábito for acompanhado de outros transtornos de ansiedade – como arrancar fios de cabelo – é possível que seja necessário um tratamento médico.

biteyournails


Imagem: quadrinhos do artista americano Jeffrey Brown.

BOTÃO-CONSULTA2

Compartilhe: