O doutor responde: retirada das amídalas

Preste atenção se a criança tem ronco e obstrução nasal

A amigdalectomia é a remoção cirúrgica das amídalas. É um procedimento comum, especialmente em crianças. A operação dura cerca de 45 minutos e normalmente o paciente volta para casa no mesmo dia.

tonsils
Diagrama mostra as amídalas – tonsils, em inglês (Wikimedia Commons)

O procedimento era muito popular no passado – mesmo quando as crianças não apresentavam quadros clínicos críticos o suficiente -, mas hoje só é indicado para quem realmente precisa. Afinal, as amídalas são um órgão importante de defesa no corpo humano. Como saber se a cirurgia é realmente necessária?

Quando é indicada a retirada das amídalas?

RESPOSTA: A cirurgia de amigdalectomia ainda é muito indicada, principalmente se houver hipertrofia das amígdalas palatinas (um aumento do órgão). É comum em crianças ocorrer hipertrofia das tonsilas palatinas (tonsilas é um outro nome para amídalas). Nesse caso, a criança apresenta ronco e obstrução nasal.

SOBRE O MÉDICO: A Dra. Saramira Bohadana é especialista em Laringologia e Voz e Otorrinopediatria. Desenvolve suas atividades no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Infantil Sabará, Hospital Sírio Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano e Hospital Santa Catarina.
Colaboradora do Ambulatório de Via Aérea Pediátrica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo desde 2002. Marque uma consulta agora mesmo.

BOTÃO-CONSULTA2

20130205 - doutor responde

Compartilhe: