O doutor responde: doença celíaca

A doença celíaca pode provocar obesidade? O gastroenterologista responde

Gostaria de saber se a doença celíaca provoca obesidade. Há quase dois anos faço a dieta isenta de glúten, pratico atividade física e mesmo assim a balança não cede. Tenho 42 anos, já fiz vários exames de sangue e os médicos dizem que não há nada de errado comigo. (A paciente preferiu não se identificar)

RESPOSTA: É muito improvável que a doença celíaca seja a responsável pelo ganho de peso. O que as vezes pode ocorrer com os pacientes que têm doença celíaca é uma substituição inadequada dos alimentos que contém glúten, por alimentos muito calóricos. Vale reforçar que cada pessoa deve ser avaliada individualmente para se obter o diagnóstico correto e assim programarmos o tratamento adequado.

Sobre a Doença Celíaca:

A doença celíaca é uma condição na qual o sistema imune do indivíduo responde de maneira exacerbada e anormal a uma proteína chamada glúten (encontrada no trigo, centeio, cevada, e em vários alimentos preparados), o que pode causar danos ao revestimento do intestino delgado.

Como o intestino delgado é responsável pela absorção de alimentos e nutrientes, as lesões em sua mucosa podem conduzir a má absorção. Embora a doença celíaca não possa ser curada, evitar o glúten geralmente pára o dano na mucosa intestinal e a má absorção resultante.

Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e afeta ambos os sexos.

SOBRE O MÉDICO: Formado pela Faculdade de Medicina da USP, Dr. Daniel Kruglensky se especializou em Cirurgia Geral e do Trauma pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e complementou sua formação em Cirurgia Geral com Residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia no mesmo hospital, obtendo o título de especialista nas áreas de atuação. Posteriormente assumiu o cargo de Preceptor da Disciplina de Cirurgia do Ap. Digestivo e Coloproctologia do Hospital das Clínicas. Marque uma consulta agora mesmo.

20130205 - doutor responde

Compartilhe: