O Doutor responde: Dia Mundial sem Tabaco

 

A data  visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas do tabagismo passivo. O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo.

O tabagismo é responsável por aproximadamente 50 doenças. Só no Brasil, o hábito de fumar também é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil – cerca de 23 pessoas por hora.

O doutor Rodrigo Athanazio falou sobre o tema:

– Quais são os maiores males que o cigarro provoca ?

RESPOSTA: O cigarro é o maior responsável pelo desenvolvimento de câncer de pulmão, que atualmente é o tipo de câncer que mais mata no mundo inteiro. Além disso, diversas outras doenças respiratórias também estão associadas ao tabagismo.  Se engana quem pensa que os malefícios do cigarro se concentram apenas no pulmão. Diversas outras neoplasias estão associados ao hábito de fumar: rins, pâncreas, bexiga, boca, sistema genital, entre outros. Outro ponto que merece muito destaque é a associação entre tabagismo e risco cardíaco.

– O que deve fazer alguém que deseja largar o cigarro?
O primeiro passo e mais importante é querer parar de fumar. Se existe alguma dúvida sobre os riscos do cigarro, procure um médico que poderá te explicar os benefícios de uma vida livre de cigarro. Segundo, procure um médico capacitado para poder te auxiliar neste processo. Sempre explico aos meus pacientes que o processo de parar de fumar não é uma tarefa fácil.  Dispomos de diversos remédios no mercado que podem auxiliar no processo de parar de fumar. O importante é entender os passos necessários para uma cessação do tabagismo de sucesso e individualizar o tratamento, identificando o melhor remédio para cada característica peculiar do paciente.

SOBRE O MÉDICO:  O Dr. Rodrigo Athanazio é médico com título de especialista em Clínica Médica e Pneumologia; médico Assistente do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas – USP e médico Pneumologista do Hospital Emílio Ribas. Ele se especializou em em doenças obstrutivas: asma, DPOC, bronquiectasias e fibrose cística. Marque uma consulta agora mesmo.

20130205-doutor-responde

 

Compartilhe: