O doutor responde: cuidados antes da gestação

Hoje no Brasil 80% dos casais só procuram o obstetra depois da gravidez. Mas o ideal é que os preparativos comecem ainda antes da concepção

Estou pensando em engravidar. Quais são os cuidados que devo tomar antes da gestação?

RESPOSTA: Parabéns! Se você está fazendo esta pergunta já está no caminho certo! Infelizmente em nosso país 80% dos casais só procuram o médico obstetra já grávidos. O ideal seria que os futuros papais e mamães fizessem um planejamento pré-concepcional principalmente pelo fato de que cada dia a mulher está engravidando numa idade mais avançada, o que aumenta o risco de anormalidades cromossômicas.

Exames simples do casal como hemograma, tipagem sanguínea e pesquisa de doenças infecciosas que podem ser tratadas antes da concepção podem fazer toda diferença no curso de um processo gestacional saudável. Aconselho ao casal que pretende engravidar que procure um especialista pelo menos três meses antes de interromper o método anticoncepcional utilizado para a realização destes exames, vacinas e suplementação de vitaminas e ácido fólico para a prevenção de defeitos de fechamento do tubo neural e aconselhamento genético se houver indicação.

SOBRE A MÉDICA: Dra. Amira Fahd Hazime graduou-se na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Concluiu Pós-Graduação, Residência Médica em 1992. Marque uma consulta agora mesmo.

20130205 - doutor responde

Compartilhe: