Não fique de cama nesse frio!

O pneumologista é o médico responsável pelo sistema respiratório, com foco no diagnóstico e tratamento de doenças como gripe, asma, bronquite alérgica e pneumonia.

Este profissional é especialista em doenças do sistema respiratório, com foco para as doenças pulmonares. Esse médico atende pessoas de todas as idades, mas também pode se especializar nas doenças que acometem certa faixa etária.

Para se tornar um pneumologista são necessários cerca de 8 anos de estudo, além de entender também sobre Radiologia pulmonar,  Microbiologia e Infectologia, e muitos outros conhecimentos relacionados a essa área do corpo. Os exames são fundamentais para uma avaliação completa da situação do paciente, assim como a prescrição de um tratamento adequado para solucionar o problema.

São as doenças mais comuns:

Pneumonia, tuberculose, enfisema pulmonar, asma, tumores pulmonares, insuficiência respiratória,gripe, bronquites e pleurisias.

No entanto a maior procura por essa especialidade tem sido em função dos diversos problemas pulmonares causados pela poluição e pelo uso de cigarros. O pneumologista pode trabalhar com reabilitação e desobstrução pulmonar através da fisioterapia.

Agora no inverno, as vias respiratórias sofrem mais com a poluição e a maior proliferação de vírus e bactérias causada pelo frio. Como algumas das doenças pulmonares só se manifestam em estado avançado, é importante ficar atento.

 

Cadastre-se no boaconsulta.com e receba mais dicas para cuidar da sua saúde!

Compartilhe: