Menopausa: uma nova fase a ser vivida

Com o passar do tempo, geralmente por volta dos 50 anos, a mulher se torna madura, e o corpo se prepara para o fim da fertilidade. Então, chega o climatério — mais conhecido como menopausa, fase em que os ovários param de produzir dois hormônios importantes para o corpo: o estrógeno e a progesterona.

A menopausa pode provocar desconfortos físicos e psicológicos. Dentre eles, estão as ondas de calor, a sudorese exacerbada e o ressecamento da pele, acompanhados de irritabilidade, oscilações de humor e diminuição do desejo sexual.

A boa notícia é que esses sintomas podem ser atenuados. Adotar uma dieta balanceada e mais rica em cálcio, para evitar a osteoporose, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e diminuir o desconforto nesta fase.

Outra medida muito importante é a prática regular de atividade física. Além dos benefícios mais imediatos ao organismo, os exercícios melhora o humor e a memória, assim como previne o aumento de peso.

Uma caminhada de 45 minutos duas a três vezes por semana pode ajudar as mulheres na menopausa a controlar o peso, e oferecer a elas maior bem estar físico e mental, segundo estudo canadense publicado recentemente na revista Menopause.

Fonte: http://www.sintabemestar.com.br/noticias/saiba-como-conviver-com-a-menopausa-598.html

Imagem: http://menopausasintomas.blogspot.com/

Compartilhe: