Irrigação nasal contra nariz entupido

Você vive com o nariz entupido? Uma das coisas que podem ajudar é irrigar o nariz com uma solução salina. A irrigação limpa o nariz e ajuda a melhorar a inflamação das mucosas nasais.

Veja como fazer:

O que é necessário? Uma solução salina e um vasilhame – pode ser um irrigador específico ou uma seringa. Você pode comprar uma solução especial para esse fim (há várias disponíveis no mercado) ou fazer em casa. Prepare a solução caseira com um ou dois copos de água morna e adicione ¼ ou ½ colher de chá de sal não-ionizado. Lembre-se: use água estéril, destilada ou fervida antes para evitar infecções.

Fique na posição: vá a uma pia e incline a cabeça para o lado em um ângulo de 45 graus. Coloque a ponta do reservatório na narina que está na parte de cima e comece a aplicar a solução salina. Mantenha a boca aberta e respire pela boca (essa é a parte mais importante). A solução salina escorrerá da narina de cima até a de baixo e cairá na pia – muita gente sente desconforto com isso. Assoe o nariz e repita do outro lado. (Veja aqui as fotos do passo-a-passo).

Importante: use água morna. Se a água estiver quente, ela pode queimar o interior da cavidade nasal. E a água e o recipiente devem ser fervidos ou estéreis – isso é fundamental.

Como eu sei se posso fazer? A irrigação é indicada para pessoas com alergias, sinusite, rinites e sintomas nasais causados pela gripe. O procedimento não é indicado para pessoas que estão com infecções nos ouvidos, narinas conectadas ou dificuldades respiratórias mais graves.

Os benefícios desse tipo de lavagem aumentam com o tempo. Na Índia é muito comum o uso de um recipiente de cerâmica para fazer limpeza nasal (lá eles chamam de jala neti).

Mas lembre-se: se você está em tratamento ou tem qualquer dúvida sobre o procedimento, consulte o seu médico. Procure um otorrinolaringologista.

Fonte: WebMD

Compartilhe: