Gordura abdominal aumenta risco de osteoporose em homens

A famosa barriga de chope é quase uma instituição entre os homens. Para alguns, ela indica uma vida social saudável e levemente desregrada, característica de um adulto feliz. Mas a cada dia pesquisadores descobrem mais riscos associados  ao cultivo da barriga proeminente, hábito que também já foi relacionado a diabetes e problemas cardíacos.
O novo revés para os gordinhos é que a gordura abdominal aumenta o risco dos homens desenvolverem osteoporose. O estudo conduzido pelo Massachusetts General Hospital analisou a massa muscular, medidas corporais e densidade óssea de 36 homens obesos. Resultado: os participantes com maior índice de gordura abdominal da pesquisa apresentaram ossos significativamente mais frágeis que o normal. Nos casos em que a fragilidade era mais aguda, os homens apresentaram grande quantidade de gordura visceral (intra-abdominal) nas camadas mais profundas da barriga.
O estudo contradiz  teorias que afirmavam existir  menor chances de desenvolvimento de osteoporose em homens obesos, pois encontrou uma correlação positiva entre massa muscular e força óssea.

Fonte: MedicalNewsToday

Encontre um ortopedista: http://www.boaconsulta.com

Foto por Clarissa Peterson: http://migre.me/c8pTC

 

Compartilhe esta notícia com os links abaixo:

 

Compartilhe: