Fisioterapia: grande aliada da prática esportiva

Qualidade de vida e atividade física são grandes aliadas para garantir a boa saúde. O aprimoramento e aumento da frequência das atividades físicas relacionadas à saúde é de suma importância para a prevenção de doenças crônicas e para a manutenção e melhora do bem-estar. Atualmente, as pessoas estão investindo cada vez mais em saúde e qualidade de vida por meio de diferentes práticas esportivas, dentre as quais podemos destacar as corridas de rua.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a correr, visando atenuar os males de um cotidiano estressante e sedentário. Esse aumento na prática esportiva, contudo, levou à maior incidência de lesões, as chamadas esportivas, que podem levar essas pessoas ao afastamento de suas atividades diárias. Entre as lesões mais comuns, podemos destacar as cãibras, tendinites, lesões musculares, lombalgias e canelites.

A Fisioterapia surge como uma grande aliada nesse sentido, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético. O fisioterapeuta realiza trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular, a fim de reduzir os riscos de lesões e dores, além de também evitar problemas e dores durante o treinamento e a prova.

Dentre as funções do Fisioterapeuta Esportivo que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o fisioterapeuta trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado.

Nas suas mais amplas aplicações, o exercício físico é responsável pela prevenção de doenças, manutenção do bom estado de saúde e, acima de tudo, da melhor qualidade de vida, sem contar o aprimoramento do desempenho desportivo, quando isto for almejado. E o mais importante, de maneira relativamente fácil e muitas vezes de baixo custo, acessível a todos.

Fonte: http://fisioterapia.com/noticias

Imagem: http://teofilootoni.apaebrasil.org.br/

Encontre um fisioterapeuta de forma rápida e prática. Acesse: http://www.go2doc.com.br/profissionais/Fisioterapia

Compartilhe: