Falta de sono pode fazer você engordar

Você dorme pouco? Se está meio sonolento agora, tente ver o lado bom das coisas. Pelo menos você perde mais peso, já que gasta mais energia por dia, não é? Má notícia: segundo a ciência, não. É o que diz um estudo sobre os efeitos de passar uma noite em claro (publicado na Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism) e uma pesquisa feita com pessoas que passaram seis dias dormindo apenas 4 horas por noite (publicada na American Journal of Clinical Nutrition).

Nas pesquisas, cientistas colocaram pessoas com sono atrasado em máquinas de ressonância magnética funcional enquanto elas assistiam propagandas de muffins. E fizeram uma descoberta: basta alguém sonolento avistar os bolinhos para que ocorra uma verdadeira tempestade elétrica na área responsável pela motivação dentro do cérebro. “Calorias são energia, e o subconsciente do cérebro sabe que elas são capazes de acordar o corpo”, diz a cientista Marie-Pierre St-Onge, da Universidade de Columbia. A cientista afirma que o cérebro de quem dorme pouco funciona exatamente do mesmo jeito que o de pessoas sujeitas a uma dieta muito rigorosa. Ou seja: quem está com sono tende a aumentar a ingestão de alimentos muito calóricos. O que causa ganho de peso.

Outro efeito da falta de sono no corpo são alterações de humor. Você está sonolento e irritado com o aumento da sua cintura? Comece a pensar em dormir melhor.

Compartilhe a notícia nos links abaixo

Compartilhe: