Expectativa de vida cresce no Brasil

A expectativa de vida no Brasil apresenta evolução significativa nas últimas décadas. É o que aponta dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Em 2008, a esperança de vida dos brasileiros, ao nascer, chegou a 72 anos, 10 meses e 10 dias. A média entre homens é de 69,11 anos e, entre mulheres, 76,71. Já em 2010, a expectativa de vida no país era de 73 anos, 5 meses e 24 dias. Em 2011, o número ficou 3 meses e 22 dias maior.
Em uma década, o tempo médio de vida do cidadão brasileiro aumentou 3 anos e 10 dias. As mulheres vivem, em média, 7 anos e 7 meses a mais que os homens, sendo que esses ainda têm 4,5 mais chances de morrer na juventude do que elas.
Muitos fatores contribuíram para esse aumento, entre eles a diminuição da taxa de mortalidade infantil (28,03% em uma década) e o maior acesso a tratamentos de saúde. A melhoria, no Brasil, das condições de vida em geral trouxe maior longevidade à população. O número de idosos já chega a 21 milhões de pessoas.
As projeções apontam para a duplicação deste contingente nos próximos 20 anos, ou seja, ampliação de 8% para 15%. Porém, o percentual de crianças e jovens está em queda. Uma das causas é a diminuição do índice de fecundidade por casal, que, em 2008, caiu para 1,8 filhos, o que aproxima o Brasil dos países com as menores taxas de fecundidade.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/blogboasaude/

Imagem: http://veja.abril.com.br

Você pode encontrar um bom geriatra de maneira prática e rápida. Basta acessar nosso site http://www.go2doc.com.br/profissionais/Geriatria e agendar sua consulta com um de nossos profissionais!

Compartilhe: