Estudo confirma benefícios da reflexologia

A reflexologia é um tipo específico de massagem que considera certos pontos dos pés relacionados a órgãos do corpo, de modo que pressionando-os seria possível obter melhoras na saúde da pessoa que recebe. É uma das técnicas de massagem mais antigas do mundo e vem sendo praticada desde a China e o Egito antigos. Agora, pela primeira vez, um estudo confirma cientificamente um benefício da prática.
Pesquisadores da Michigan State University analisaram 385 voluntárias com câncer de mama em estágios avançados que passavam por tratamento de quimioterapia ou hormonoterapia . Elas foram dividias entre as que receberam massagem de reflexologia, as que receberam massagens normais nos pés, como placebo, e as que continuaram o tratamento médico padrão ao longo de 11 semanas.
Os cientistas tiveram uma surpresa ao constatarem que a reflexologia havia diminuído significativamente a sensação de falta de ar, comum nas mulheres que sofrem com o câncer mama avançado. Eles esperavam uma melhora emocional, mas não algo diretamente relacionado a um fator físico.
Já as vonluntárias que receberam  massagem regular também apresentaram algumas melhoras em relação a sensação de fadiga. Assim, tanto a massagem normal quanto a reflexologia podem ser utilizadas como bons tratamentos complementares para pacientes que sofrem de doenças como o câncer.

 

Fonte: ScienceDaily

Foto:

http://migre.me/bQt4k

Encontre um Mastologista:

http://www.boaconsulta.com/profissionais/mastologista

 

Comprtilhe esta notícia com os links abaixo:

 

 

Compartilhe: