Dr. Responde: quais os cuidados que se deve tomar com as varizes no verão?

O Prof. Dr. Ricardo Gaspar, do Instituto Vascular Ricardo Gaspar, mais uma vez participa do Dr. Responde e dessa vez esclarece quais os cuidados que se deve tomar com as varizes nesta época do ano.

Quais os cuidados que se deve tomar com as varizes no verão?

Durante os dias quentes, as pessoas que sofrem de varizes (Doença Venosa Crônica) devem ficar atentas. Este quadro pode se acentuar devido ao efeito dilatador dos vasos, particularmente nas pernas. O aumento da pressão provoca maior dificuldade no retorno do sangue, causando inchaço (edema), dor em peso e sensação de cansaço.

É importante lembrar que varizes são uma doença progressiva. Durante as estações de calor, é comum que o paciente sofra uma relativa progressão do seu quadro atual. De qualquer maneira, são recorrentes o inchaço e as dores.

Para quem já apresenta níveis mais avançados de varizes – em especial entre os idosos – os efeitos mais intensos do calor podem levar à Tromboflebite, que é a inflamação da varize com formação de coágulos (trombos) superficiais, também muito dolorosos; e à Varicorragia, hemorragia causada pelo rompimento da pele na região dos vasos superficiais.

Medidas importantes para quem sofre de varizes:

  • movimentar as pernas o máximo possível
  • combater o sedentarismo
  • manter o peso em parâmetros saudáveis
  • procurar ficar em ambientes ventilados e condicionados
  • alimentação saudável (saladas, legumes, cereais; evitar alimentos gordurosos)
  • quando possível, fazer uma hora de repouso com os pés levantados
  • apesar do incômodo pelo calor, meias elásticas costumam ajudar muito

 

Prof. Dr. Ricardo Gaspar é diretor do Instituto Vascular Ricardo Gaspar. Especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, com doutorado pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina). É chefe de serviço de cirurgia vascular e endovascular do Hospital São Camilo – Pompéia e do Hospital Santa Catarina.

Compartilhe: