Dor Lombar: qual exercício pode te ajudar?

No passado houve a idéia de que fazer exercícios abdominais e de extensão da coluna eram eficazes no tratamento de dor lombar. Porém, de alguns anos atrás até o presente momento, diversos pesquisadores australianos como Paul Hodges, Richardson, e Jull têm feito pesquisas que mostraram que não adianta apenas exercitar quaisquer músculos abdominais e lombares para que haja melhora da dor.

Existem músculos específicos que precisam ser treinados, ativados e fortalecidos antes que qualquer exercício seja realizado. É como se fosse um preparo para o movimento e treino de outros músculos.

Podemos classificá-los como intrínsecos ( estabilizadores) os músculos transverso do abdome e multífidos, enquanto que os músculos tradicionalmente trabalhados, como por exemplo o m. reto abdominal e eretores espinhais são classificados como globais (mobilizadores).

Os músculos intrínsecos, localizados profundamente, possuem características estabilizadora e de pré-ativação perante a alguns movimentos que realizamos. No indivíduo com dor, há uma falha na ativação desses músculos, ou seja, há um atraso na ativação da contração, o que resulta numa instabilidade da coluna vertebral. Eles possuem a função similar a de uma cinta, com a vantagem de ser fisiológico.

Os músculos superficiais, possuem pouca ou nenhuma função de estabilizar a coluna. Eles são importantes, mas desde que haja o trabalho especifico prévio dos músculos mais profundos para que diminua o risco de lesão.

O trabalho específico baseia-se em contrações suaves da região abdominal mais baixa, inclusive podendo ser associado à contração dos músculos do assoalho pélvico, que pode ser orientada por um Fisioterapeuta.

Pesquisas demonstram que após um programa de exercícios específicos para a ativação dos músculos estabilizadores, estes passam a contrair de maneira adequada e no momento ideal, diminuindo o índice de recidiva da dor lombar.

Leonardo Fusazaki
Fisioterapeuta
Especialista em Ortopedia / Traumatologia pela UNIFESP
Formação em técnicas de Terapia Manual ( Mulligan, Maitland, Rocabado, Estabilização Vertebral)
Sócio-Proprietário da Clínica Solus Fisioterapia

Compartilhe: