Dieta saudável pode gerar “abstinência” de gordura

Todos sabem como é fácil começar uma dieta. Mas também como é difícil mantê-la, evitando as escapadinhas. Elas ocorrem porque sofremos uma espécie de síndrome de abstinência de gordura, que apresenta sintomas bem parecidos com os de usuários de drogas que tentam largar o vício. É o que diz uma pesquisa recente do Canadá.
Cientistas da Universidade de Montreal dividiram ratos em dois grupos. O primeiro recebeu uma dieta com pouca gordura, apenas 11% do total de calorias. O segundo, uma dieta gorda, com 58% do total de calorias proveniente de gordura e açúcar. Em seguida, analisaram a química cerebral dos ratos enquanto eles executavam tarefas nas quais podiam ou não ser recompensados com comida.
A experiência demonstrou que cobaias alimentadas com a dieta gordurosa apresentam um nível de estresse e ansiedade maior que as outras. A culpada é uma molécula chamada CRE, que é bem mais ativa nos cérebros dos ratos gordinhos. Ela controla, entre outras substâncias, a produção da dopamina, que é um neurotransmissor responsável pelo bom funcionamento de circuitos cerebrais de recompensa e memória.
Quando os ratos não recebiam comida gordurosa, os níveis de cortisona subiam. Altos níveis do hormônio pioram o estresse e ativam memórias das refeições anteriores. Um processo neuroquímico similar ocorre na síndrome de abstinência em usuários de drogas.
Mas, no caso da dieta, a abstinência é do torresminho…..

Fonte ScienceDaily

Encontre um nutricionista: http://www.boaconsulta.com/

 

Foto por Cookbookman17: http://migre.me/cmFLE

 

Compertilhe esta notícia:

Compartilhe: