Dieta pode ajudar a combater o câncer de próstata?

 

Poucas coisas podem fazer um homem se sentir menos no controle de sua vida do que ele saber que tem câncer. Fazer escolhas mais saudáveis ​​- incluindo o alimento que você come – pode ajudar a recuperar algum controle, e fazer você se sentir melhor no processo. Mas adotar uma dieta saudável pode ajudar a combater o câncer de próstata? Essa é uma pergunta muita frequente no consultório dos médicos.

Vários estudos têm mostrado que, em países em que os homens comem uma grande quantidade de carne, a incidência do câncer, especialmente o mais agressivo, é mais elevada do que nos países onde os alimentos vegetais são uma parte principal da dieta. Infelizmente, esses estudos não foram desenhados para provar causa e efeito. Então, por agora, as respostas definitivas sobre o câncer de próstata e dieta ainda não são definitivas – embora os pesquisadores estão estudando ativamente este tópico.

Uma pesquisa  que está sendo realizada nos Estados Unidos, financiada pelo governo federal, verifica se a dieta que é maior em alimentos de origem vegetal e menor em alimentos de origem animal  vai ajudar a controlar o crescimento do tumor em homens com câncer de próstata em estágio inicial.

Os participantes do estudo tentarão comer 9 porções de frutas e vegetais por dia – muito mais do que os três a quatro porções consumidas a cada dia pelo homem típico americano -, bem como 2 porções de grãos  e 1 de feijão ou outras leguminosas.

Este ensaio clínico inclui homens com idades entre 50-80 anos que têm tumores pequenos, de baixa qualidade e que optaram por ter sua condição sob vigilância ao invés de passar por um tratamento imediato. Os pesquisadores vão atribuir aleatoriamente os participantes para aconselhamento por telefone sobre como atingir os objetivos.

 

Os estudos serão concluídos em 2 anos e durante esse tempo os pesquisadores vão coletar amostras de sangue para avaliar os níveis de antioxidantes e nutrientes, e, em seguida, monitorar os homens com testes de PSA e biópsias da próstata para determinar se o câncer está progredindo. Um estudo piloto mostrou  que a abordagem é viável.

Tão logo a pesquisa revele os primeiros resultados, voltaremos com as novidades!

 

Cadastre-se no boaconsulta.com e receba dicas importantes para cuidar melhor da sua saúde!

 

Fonte:  Harvard Universty

Compartilhe: