Crianças da raça branca têm mais chances de sofrer fraturas

Machucados e fraturas são comuns em qualquer criança. Mas, segundo um estudo publicado no The Journal of Pediatrics, meninos e meninas da raça branca têm mais chances de quebrar os ossos do que crianças de outras raças.

A pesquisa incluiu 1470 crianças entre os 6 e os 17 anos., que tivera a densidade óssea e as fraturas acompanhadas durante seis anos. Ao fim desse período pode-se observar que 22% das crianças brancas haviam sofrido uma fratura, contra apenas 12% das outras crianças. Além disso, entre os meninos brancos esse índice foi de 28%,contra 18% das meninas. Nas outras raças esse índice foi de 12% para meninos e 6% para meninas.

Os pesquisadores afirmam, porém, que não se pode atribuir esses resultados apenas à genética. Uma vez que grande parte das fraturas aconteceu durante a prática de esporte, é possível que condições socioeconômicas também tenham sua influência. Pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram que crianças com maior poder aquisitivo se envolvem mais em esportes de grupo, o que poderia explicar o maior número de fraturas.

Por outro lado, estudos também já comprovaram que as mulheres adultas brancas têm mais chances de sofrer fraturas do que as mulheres de outras raças.

Compartilhe: