Conheça seu Médico: ORTOPEDISTA

Antes de ler esse texto levante-se, vá até a cozinha e beba um copo d’água. Ao fazer isso você entrou no campo da ortopedia, ou seja, da locomoção humana. O médico ortopedista cuida para que seus músculos, ossos, tendões e articulações cumpram a função do modo mais eficiente possível.

O termo foi cunhado pelo médico francês Nicolas Andry, no começo do século XVIII com seu livro Ortopédie (orthos/correto+paideion/ criança) que buscava dar aos pais um guia para as doenças ósseas que seus filhos poderiam desenvolver. Com o tempo, a especialidade ganhou espaço e técnicas cada vez mais avançadas.

Hoje, a ortopedia, juntamente com a traumatologia, cuida de diversos males que vão tumores ósseos, hérnias de disco, artrose e traumas mais variados. Entre suas subespecialidades estão a reumatologia, geriatria, infectologia e fisiatria ortopédicas além das que se focam em algumas partes do corpo, como mão, coluna, joelho, etc. A traumatologia buco-facial pode, inclusive, ser considerada uma área dentro da odontologia.

 

Encontre um ortopedista: http://www.boaconsulta.com/

 

Foto:por Stubborn like a Mule:  http://migre.me/cmLP4

 

Compartilhe este texto:

 

 

 

Compartilhe: