Conheça as diferenças entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra

O que é?

Psicologia

É o estudo científico do pensamento e comportamento. Os psicólogos analisam as relações que os seres humanos têm com o mundo – com a percepção, a motivação, a emoção e o aprendizado – e com si próprios (personalidade).

Psicanálise

É um método de observação, investigação e conhecimento do conjunto de processos psíquicos do ser humano. O psicanalista segue a escola de análise da mente fundada pelo médico austríaco Sigmund Freud, pai da psicanálise.

Psiquiatria

É uma especialidade da medicina. O psiquiatra é habilitado para diagnosticar e tratar transtornos mentais, doenças que alteram o comportamento da pessoa e o funcionamento do organismo.

Áreas de Atuação

Psicologia

Os psicólogos não trabalham necessariamente com a presença de patologias. Podem atuar em hospitais, escolas, na orientação profissional e na área de recursos humanos das empresas, em atividades esportivas, forenses e ambientais, entre outras.

Psicanálise

Saúde mental e distúrbios emocionais estão na pauta, assim como aspectos relacionados à qualidade de vida, autoconhecimento e ampliação de perspectivas. A psicanálise pode ajudar a relação que a pessoa tem com ela própria e com o mundo.

Psiquiatria

Além da atuação clínica convencional, o psiquiatra pode se especializar em psiquiatria da infância, da adolescência, geriátrica, forense, em psicanálise e em psicoterapia.
Formação

Psicologia

O curso de psicologia tem duração total de cinco anos. Depois de formados, os psicólogos devem se credenciar no Conselho Federal de Psicologia para poder exercer a profissão.

Psicanálise

Depois de formado em algum curso superior, o futuro psicanalista entra para a escola de psicanálise, por cinco ou seis anos. Psicólogos e psiquiatras estão entre os mais interessados nessa área.

Psiquiatria

Para ser psiquiatra é preciso cursas a faculdade de medicina (seis anos) e fazer uma especialização em psiquiatria, que dura três anos.

Quando procurar

Psicologia

Diante de sintomas depressivos, ansiedade ou se a pessoa perceber que suas atitudes atrapalham seu desenvolvimento. Indíviduos que possuem algum transtorno específico ou valorizam o autoconhecimento também podem recorrer a um psicólogo.

Psicanálise

A psicanálise atua profundamente nos conflitos íntimos. Pode abordar angústias relacionadas à qualidade de vida, distúrbios emocionais e autoconhecimento. Além disso, o psicanalista trata psicopatologias, transtornos de personalidade, depressão, etc.

Psiquiatria

O psiquiatra trata transtornos de depressão e ansiedade, dependência química, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Bipolar do Humor, transtornos alimentares, esquizofrenia, demência, etc.

 

Fonte: http://veja.abril.com.br/

Imagem: http://psicologiaemgeral.blogspot.com/

Encontrar um profissional de psicologia agora ficou muito mais fácil! Acesse http://www.go2doc.com.br/profissionais/Psicologia e agende sua consulta!

Compartilhe: