Congelar a comida mata os micróbios?

 

A boa preparação dos alimentos é essencial, pois previne uma possível contaminação pela comida. Existem mais de 200 tipos de micróbios conhecidos por causar contaminação alimentar e só nos E.U.A, um dos poucos países com estatísticas seguras sobre o assunto, 48 milhões de pessoas por ano sofrem com algum tipo de mal causado pelo alimento, gerando mais de 300 mil hospitalizações.

Há 2 grandes mitos sobre a contaminação alimentar. Um deles é o de que toda comida contaminada apresenta um cheiro característico, diferente do normal. Na verdade, muitos micro-organismos nocivos não deixam nenhum odor rastreável. Sua comida pode estar cheirando bem, mas se você não tomou os cuidados necessários, ela pode ser o lar de alguma bactéria, vírus ou protozoário nocivo a sua saúde.

Outra crença popular é a de que o simples congelamento da comida seria suficiente para matar os micróbios causadores de doenças. O que acontece de fato é que a maioria dos germes entra em um estado de “suspensão” com o frio, voltando a ativa quando o alimento é descongelado. E em poucas horas esses bichinhos podem se reproduzir milhões de vezes. Uma das formas garantida de esterilização é a preparação em altas temperaturas,  como o cozimento. Portanto, não negligencie sua comida. Afinal,  você é o que você come.

Fonte: Harvard Health Letter

Foto:
http://migre.me/bEnxg

Encontre um infectologista:

http://www.boaconsulta.com/profissionais/infectologista

 

Compartilhe esta notícia com os links abaixo:

Compartilhe: