Confiar no médico faz você sentir menos dor

 

Como é sua relação com o médico? Boa, ruim ou neutra? Talvez você deva responder essa pergunta, pois o modo como lida com médicos pode influenciar não apenas o sucesso do tratamento. Segundo uma pesquisa recente da Universidade do Estado de Michigan ( EUA), uma boa relação médico-paciente pode fazer até você sentir menos dor.

No estudo, voluntárias passaram por uma consulta médica. Na sequência, elas receberam pequenos choques enquanto tinham o cérebro escaneado por máquinas de ressonância magnética. Durante o experimento, os cientistas perceberam uma relação: as pessoas que disseram ter mais confiança no médico exibiam menos atividade cerebral nas áreas relacionadas à dor durante os choques. Ou seja, elas literalmente sentiam menos dor quando confiavam mais no médico.

Segundo os cientistas, isso ocorreu porque a experiência de uma boa consulta melhorou a resposta do cérebro das pacientes em situação de estresse. Devido a esse efeito, muitos pesquisadores acreditam que uma boa relação com o médico é essencial para um tratamento mais tranquilo e menos doloroso. O que pode aumentar consideravelmente as chances de cura.

 

Fonte: Pyschcentral

Encontre um Clínico geral: http://www.boaconsulta.com

Compartilhe: