Como viver bem até a 3ª idade

Não é incomum histórias de pessoas idosas que precisam de acompanhamento ou que acabam passando o resto da vida em casas de repouso. Para se ter uma visão de como essa perspectiva é devastadora, mulheres mais velhas declararam, em um estudo publicado na revista médica BMJ, que preferem morrer ao enfrentar uma fratura no quadril – incidente que resulta, na maioria das vezes, em dependência de cuidados.

Quando se pensa no futuro, muitas pessoas desejam um final feliz diferente. Querem continuar independentes, morando em suas casas.  Mas como conseguir manter a liberdade? Felizmente, existem maneiras de ajudar a garantir uma vida livre! Procedimento tecnológicos têm sua valia, mas é preciso tomar medidas saudáveis desde já.

Cuide da saúde

  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Pressão arterial elevada.

Estes problemas contribuem para muitas doenças crônicas que podem causar incapacidade e até mesmo a morte, incluindo doenças cardíacas, derrame, osteoporose e alguns tipos de câncer. O efeito pode ser ainda pior quando as categorias de risco forem combinadas.

 

20130710-idade_post2

 

O que fazer?

Tomar medidas para resolver esses cinco fatores pode reduzir não só o risco  de morte, mas como eliminar a necessidade de cuidados de terceiros. Aqui estão algumas medidas que podem garantir qualidade de vida na 3ª idade, o que resulta em independência. 

* Se você fuma, converse com seu médico sobre as opções para largar o cigarro. Todos sabemos que fumar faz mal à saúde!

*Torne-se mais ativo! Com apenas 30 minutos de caminhada, cinco dias por semana, você reduz o risco de ataque cardíaco, derrame e diabetes.

* Melhore a sua alimentação: adicione mais porções de alimentos nos tons verde escuro, vermelho, laranja ou amarelo, com o objetivo de alcançar 9 porções por dia. Evite gorduras trans, escolha menos gorduras saturadas e troque por gorduras saudáveis ​​(monoinsaturadas e poliinsaturadas e ácidos graxos e ômega-3). Óleos vegetais, nozes e peixes são boas fontes.

* Mantenha a pressão arterial sob controle com exercícios regulares, boa alimentação e uma rotina sem vícios. 

* Converse com seu médico sobre a densidade mineral óssea (DMO). Todas as mulheres com idades entre 65 anos ou mais devem ter sua BMD testado, com a finalidade de se prevenir contra a osteoporose. 

Não podemos esquecer que a depressão é outro fator de risco para que pessoas idosas precisem de cuidados Se você acha que pode estar deprimido, procure seu médico! Ele vai indicar medidas e tratamentos para que sua vida seja plena e sua independência, garantida!

 

Cadastre-se no boaconsulta.com e receba dicas importantes para cuidar melhor da sua saúde!

 

 

 

Fonte: Harvard Medical School

 

 

Compartilhe: