Como prevenir o câncer de mama

De acordo com as pesquisas, o câncer de mama é a segunda forma mais comum de câncer nas mulheres americanas, perdendo apenas para os cânceres de pele. No Brasil, o câncer de colo de útero é ainda muito freqüente, diferentemente dos EUA, onde aproximadamente 180.000 novos casos de câncer de mama são diagnosticados por ano. A boa notícia é que, devido ao maior conhecimento dos sinais e sintomas dessa doença e do uso da mamografia de rastreamento, tem-se conseguido diagnosticar cada vez mais as formas iniciais desses cânceres.

Um estudo de revisão dos aspectos clínicos (sintomas, sinais e exame físico) e de exames laboratoriais foi feito pela Dra. Lecia M. Apantaku da Faculdade de Medicina de Chicago – Finch University of Health Sciences – EUA. Nesse estudo ela expõe a atualidade destes aspectos enfatizando a importância da observação e cuidado das próprias mulheres para com suas mamas como a melhor forma de prevenção e/ou descoberta precoce. Os principais fatores de risco prejudiciais para essa doença são idade avançada depois dos 50 anos, história familiar, exposição hormonal, genética e hábitos alimentares.

Como orientação geral, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado a partir dos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente. Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples e conservador, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura. De toda forma, é muito importante procurar regularmente seu ginecologista para uma prevenção adequada.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br

Imagem: http://www.portalnoticia.com/

Está procurando um bom ginecologista? Em nosso site, você pode encontrar várias opções de maneira fácil e rápida: http://www.go2doc.com.br/profissionais/Ginecologia-e-Obstetr%C3%ADcia

Compartilhe: